quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Lendo Pessoas.

Tenho preguiça de ler poemas.
É como conhecer pessoas.
Raramente vale a pena. Digo, dificilmente conhecemos pessoas suficientemente interessantes. E quando começamos a travar um diálogo, ainda que superficial com alguém, apenas por cortesia, sentimo-nos na obrigação de escutar com atenção e simulado interesse, o seu rosário de comentários sobre isso ou aquilo.
De vez em quando nos surpreendemos, o que é muito instigante e agradável. Mas por quanto tempo? Ok, eu estou sendo pernóstica. Mas não nos esqueçamos do oposto das coisas. De todas as coisas que têm dois ou mais lados. Como as pessoas e os poemas.
Talvez eu tenha medo mesmo é de me envolver, ou de me expor. Talvez, de deixar patente a minha superficialidade ou fragilidade. Talvez, de surpreender a outrem ou a mim mesma com alguma insondável profundidade.
É por isso que sou tão apaixonada por poemas e pessoas pessimistas. Não os melancólicos. Esses me cansam. Mas os pessimistas ultra-românticos com ares de dignidade e arroubos revolucionários. Mas sem perder o tom aristocrático.
E quanto mais odeio a mediocridade, mas sinto piedade da humanidade. Sim, convivo com essa ambiguidade, horas fugindo das pessoas, mergulhando em mares, rios ou charcos literários; horas me entregando às mais variadas formas e níveis de convivência com semelhantes e dissemelhantes para me convencer, invariavelmente, de que a maioria das páginas escritas bem deveria ter permanecido guarnecendo, frondosas, as nossas ameaçadas florestas... e de que a maioria das pessoas bem que poderia... quem sou eu pra dizer?... Talvez os livros, as artes e a cultura estejam, assim como outras riquezas, apenas mal distribuídos.
Se os Sofrimentos do Jovem Whether tiveram o poder bombástico de causar à sua época uma onda de suicídios entre os jovens, não podemos desprezar a inlfuência da arte__ ou da carência dela__ sobre a sociedade.
Então, quanto mais conheço as pessoas, mais respeito os livros. E quanto mais livros leio, melhor entendo as pessoas.

Nenhum comentário: